Thursday, August 05th, 2010 | Author:

Replantando uma orquídea

Acompanhe a seqüência de fotos que ilustra, passo a passo, como deve ser feito um replantio de forma correta.
Separe a planta que será replantada.
Observe o detalhe do rizoma saindo do vaso. É um sinal da necessidade de replantio. Outra situação em que o replantio se faz necessário é quando o substrato já está descomposto.
Com uma tesoura esterilizada (em fogo) corte o rizoma, deixando no mínimo 4 pseudobulbos. Eles irão proporcionar a florescência da orquídea no intervalo de um ano.
Detalhe do corte do rizoma, com os 4 pseudobulbos preservados, e o broto.
Elimine as raízes mortas.
Remova as bainhas e as espatas secas, para evitar o aparecimento de cochonilhas.
Lave totalmente a planta em água corrente, usando uma esponja macia para suas partes maiores.
Utilize uma escova dental e sabão neutro para lavar as partes mais sensíveis da orquídea.
Retire os resíduos de sabão com água, deixando a planta totalmente limpa.
Na escolha do vaso, prefira os de cerâmica com furos para a drenagem.
O tamanho do vaso é muito importante. O ideal é que, encostando a parte traseira da planta na borda interna do vaso, sobre um espaço de dois dedos na frente da planta.

Você pode acompanhar os comentários desse post através do RSS 2.0 feed. Você pode ou mandar um, or trackback do seu site pra cá.

One Response

  1. […] Replantar uma orquídea: Podem ser utilizados vasos usados, desde que sejam bem lavados e enxagüados. Preencha um terço do vaso com cacos de cerâmica para facilitar a drenagem. Como substrato para plantas epífitas, use xaxim desfibrado. Esse material é facilmente encontrado. Molhe o xaxim para facilitar seu manuseio e também evitar poeira no trabalho. Espalhe uma camada fina, de mais ou menos dois cm, por cima dos cacos de cerâmica. Pegue a planta com a mão esquerda, e coloque um pequeno tucho de xaxim embaixo das raízes. Coloque a planta dentro do vaso, observando a relação do tamanho do vaso (item 10). Complete o espaço que sobrar com xaxim até a altura de 1 cm abaixo da borda do vaso. Não deixe de colocar a etiqueta identificando a planta. Utilize etiqueta plástica escrita com lápis comum n°. 2, assim a identificação durará por mais tempo. O replantio está concluído. Si voce desea mais informação sobre as plantas visita plantas medicinais. Compartilhe no: […]

Deixe um comentário » Log in