Monday, May 23rd, 2011 | Author:

COMO CULTIVAR.
Um ponto forte da pata-de-vaca é sua fácil propagacao por sementes e sua adaptacao em qualquer regiao do Brasil. Mudas com 2 m de altura sao comuns nos viveiros e sao as mais indicadas para o plantío, pois já vém praticamente florindo.
Na hora do plantío, faca urna cova de 1 m x 1 m x 1 m, coloque a muda dentro e complete o espaco com substrato rico em materia orgánica, como casca de pinus (ou fibra de coco misturada com vermiculita), linfa e carvSo vegetal. Em ambos os casos, acrescente 60 gde NPK 10-10-10 para garantir mais nutrientes á planta.
Mudas grandes necessitam de tutores para manler seu crescimento reto, até ocorrer o enraizamento definitivo. Isso acontece geralmente em um ano. “Apesar de rústica, quanto maior for o cuidado com a pata-de-vaca, melhor será seu desenvolvimiento e fioracao”, alerta o engenheiro agrónomo Roñan Pereira Machado. O profissional também aconselha que, depois de plantadas, as mudas recebam adubacóes trimestrais com 100 g NPK 10-10-10 ou cerca de 13 litros de estéreo bem curtido.
As regas também devem ser constantes.
Providencie agua a cada tres dias. Depois do enraizamento da árvore, só é necessário molhar quando o solo cstiver muito seco.
Quando torna-se adulta, a pata-de-vaca pode atingir até 10 m de diámetro e, com isso, pode ser necessário podar sua copa para controlar o crescimento. Nesse caso, basta urna poda anual após a fioracao.
Geralmente a pata-de-vaca nao apresenta problemas serios com pragas ou doencas. Em caso de ocorréncia, o controle é feito com aplicacóes de óleo de Nim – um defensivo natural fácilmente encontrado em lojas de jardinagem. Aplique-o a cada 7 ou 15 dias até que a árvore volte a ficar saudável.
A pata-de-vaca apresenta um mecanismo interessante de propagacao: de outubro a fevereiro, quando acaba a floragáo, surgem vagens que estouram depois de maduras e espalham sementes no solo que podem originar novas mudas, prontas para alegrar o jardim e colorir as calcadas.

Você pode acompanhar os comentários desse post através do RSS 2.0 feed. Você pode ou mandar um, or trackback do seu site pra cá.
Deixe um comentário » Log in