Wednesday, November 30th, 2011 | Author:

Trepadeira-jade em detalhes.
Preciso de algumas dicas para cultivar uma trepadeira-jade.
Responde:
A jade é uma trepadeira muito ornamental, originária das Filipinas. Nos jardins, é indicada para cobrir caramanchõcs e pórgolas, o que valoriza suas exóticas flores que surgem em forma de cachos pendentes entre o fim do inverno e o início do verão e são azul-esverdeadas, daí o nome popular “jade”.
A trepadeira-jade tem crescimento vigoroso e passa facilmente os 8 m de comprimento. Pode ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em regiões tropicais ou subtropicais. Só evite plantá-la em locais de frio intenso, como as regiões de altitude superior a 1.000 m.
Sua propagação é feita pela estaquia da ponta de ramos, um processo bem acessível. Para isso, separe estacas de cerca de 15 cm de comprimento e com duas ou três gemas. Evite as estacas muito grossas.
Depois, retire as folhas da base, mantendo só umas duas folhas na parte superior. Enterre 1/3 do seu comprimento em solo arenoso e rico em matéria orgânica (húmus de minhoca e farinha de osso). Para acelerar o enraizamento, use hormônios encontrados em casas especializadas em jardinagem. Após seis meses, adube com NPK 4-14-8. Isso estimula a floração e fortalece a trepadeira.

Você pode acompanhar os comentários desse post através do RSS 2.0 feed. Você pode ou mandar um, or trackback do seu site pra cá.
Deixe um comentário » Log in