Monday, July 08th, 2013 | Author:

Butique de Bromélias:
No alto da Mantiqueira e em meio às montanhas de Visconde de Mauá, a lojinha de plantas é uma das atrações do Jardins do Passaredo
texto e fotos João Jacques.
“Tenho 20 anos de serra”, diz, orgulhoso, o carioca Cândido Machado. Tanto entusiasmo não é para menos. Ao lado do irmão, Marcelo, há duas décadas ele está à frente do Jardins do Passaredo, complexo paisagístico com 40 mil m2 encravado em Maringá, no alto das montanhas da Mantiqueira (1.250 metros), em Visconde de Mauá (RJ).
E nesse espaço, onde o verde da vegetação faz contraponto harmonioso ao céu quase sempre anil, que os dois comandam uma pousada e uma butique de bromélias. Quem passa pela estrada de barro esburacada dificilmente deixa de notar, até mesmo pela baixa velocidade que as condições de tráfego impõem, o charmoso e inusitado estabelecimento comercial. Totalmente envidraçada, a loja, como uma estufa, abriga variadas espécies de bromélias (além de orquídeas), todas cultivadas na propriedade. Por sinal, a área ajardinada — plena de fontes e espelhos dágua — corresponde apenas à metade do que se vê, pois os outros 20 mil m2 são de mata, hábitat de inúmeros pássaros, pinheiros, samambaias-xaxim e das plantas comercializadas na lojinha.
De acordo com Machado, os preços das bromélias vão de R$ 10 a R$ 40. São mais de 400 tipos, entre os quais se destacam as variações imperial, vriesa (ou ieróglifica) e guzmania. “Sempre entregamos aos clientes um folheto, orientando sobre os modos de manutenção. São plantas que cultivamos com muito carinho, e queremos que elas saiam daqui e continuem sendo bem tratadas”, conta Machado. “Mesmo assim, vira e mexe recebo ligações dando conta de que as plantinhas morreram. Sabe por quê? Por afogamento. As pessoas esquecem de ler o explicativo e acabam molhando mais do que duas vezes, quantidade suficiente para manter a beleza e a saúde da bromélia”.
Para quem dispõe de mais tempo e acha que uma única visita ao local não basta, o espaço também abriga uma aconchegante pousada, estrategicamente situada num dos cantos do imenso jardim. Um convite irrecusável e pleno de conforto para uma imersão no fascinante universo das bromélias.

Tags:
Categoría: Bromelias
Você pode acompanhar os comentários desse post através do RSS 2.0 feed. Você pode ou mandar um, or trackback do seu site pra cá.
Deixe um comentário » Log in