Wednesday, July 10th, 2013 | Author:

Saiba como cuidar melhor de sua planta:
“Há controvérsia sobre a verdadeira identidade dessa planta”. A frase que ilustra um dos mais respeitados catálogos de botânica do Brasil, publicado pelo Instituto Plantarum, define com precisão o temperamento das bromélias. Típica da América Tropical, a família bromeliaceae possuiu 3.000 espécies diferentes e figura nos mais variados hábitats, de restingas a grandes altitudes. Populares no Brasil, onde 1.500 delas estampam a flora nativa, algumas possuem o fruto comestível e fornecem fibras. Todavia, são especialmente cultivadas como ornamentais, pois se adaptam com facilidade a diferentes condições ambientais.
Luminosidade: as bromélias são herbáceas solares, apreciam muita claridade com luz difusa. As espécies ideais para dentro de casa são as de folhas macias, lisas e esverdeadas, pois são mais sensíveis ao Sol. Para varandas e jardins, as plantas de folhas duras, cinzentas ou avermelhadas são as mais indicadas.
Regas: em ambientes fechados, recomenda-se que a rega seja de duas a três vezes por semana, sempre borrifando folhas e raízes. Em gramados ou jardins, as plantas geralmente acumulam água da chuva. Logo, não é necessário o regadio ou pratinhos debaixo dos vasos.
Plantio: para plantálas, enterre apenas o suficiente para manter as folhas da base acima do solo. A raiz da bromélia tem função mais de sustentação do que nutrição. Para facilitar a drenagem dos vasos use pedrinhas, brita ou caco de cerâmica no fundo.
Floração e brotos: o ciclo de floração das bromélias é único. As sementes são levadas pelo vento ou com a ajuda de alguns insetos, pássaros e mamíferos. Os brotinhos podem ser replantados desde que tenham metade do tamanho da plantamãe. Para destacálos, pressione rente a base ou corte com uma faca.
Adubação: a principal fonte de nutrientes das bromélias são as folhas que caem em seu copo (cone) e se decompõem na água. Utilize adubo no caso de plantas em ambientes fechados. Borrife a cada 15 dias o correspondente a uma colherzinha de café em um litro de água. Evite o procedimento no inverno.

Categoría: Cuidar das plantas
Você pode acompanhar os comentários desse post através do RSS 2.0 feed. Você pode ou mandar um, or trackback do seu site pra cá.
Deixe um comentário » Log in